Primeira cooperativa de crédito para notários e registradores mineiros abre as portas em julho

Primeira cooperativa de crédito para notários e registradores mineiros abre as portas em julho

Está previsto para o mês de julho o início das atividades da primeira cooperativa de crédito voltada exclusivamente para oficiais e funcionários de cartórios de Minas Gerais. Trata-se da Coopnore, que terá sede em Belo Horizonte e atenderá às serventias de todos os municípios mineiros através de convênio com o Banco do Brasil.

Para o presidente da Serjus-Anoreg/MG, deputado estadual Roberto Andrade, a vinda da Coopnore para Minas Gerais é fruto do empenho da Associação, que não mediu esforços para que os membros da classe notarial e registral conhecessem e se interessassem pela cooperativa. “A Coopnore é uma grande conquista para os notários e registradores mineiros. Fizemos um amplo trabalho de divulgação, junto a nossos colegas, para que eles tomassem conhecimento da importância e das vantagens que a entidade oferece”, disse.

Como toda cooperativa de crédito sem fins lucrativos, a Coopnore presta serviços de forma simplificada e proveitosa aos associados. O lucro proveniente das operações realizadas, conhecido como “sobras”, é revertido em benefício dos associados. “A vantagem é que o capital integralizado na cooperativa rende até a taxa Selic anual e não é a fundo perdido. O dinheiro é do cooperado. Quanto mais ele movimentar sua conta, mais benefícios terá em seu favor”, explica Rainor Fraga, superintendente da entidade e responsável em representar a cooperativa em Minas Gerais até a inauguração.

Além dos serviços bancários usuais, como conta corrente, cheque especial, seguro, empréstimo e cartão de crédito, porém com juros menores e rendimentos maiores do que normalmente são ofertados no mercado, a Coopnore ainda oferece apoio administrativo às serventias, como fazer folhas de pagamento e cobranças.

Segundo Rainor, as expectativas da Coopnore em Minas Gerais são positivas e é esperado um bom número de adesões por parte dos notários e registradores. O superintendente conta que, para abrir a primeira agência no estado, foram feitos estudos de liquidez e rentabilidade que confirmaram a viabilidade econômica da cooperativa. “Estamos otimistas quanto ao sucesso de nosso empreendimento em Minas Gerais. Temos em mãos um projeto muito bem elaborado, que levou mais de dois anos para ser analisado e contou com a supervisão e autorização do Banco Central”, disse. A Coopnore também conseguiu licença para operar em São Paulo e no Rio de Janeiro.

De acordo com Patrício Cirino, do departamento financeiro da Serjus-Anoreg/MG, a Coopnore será de grande valia para os associados que precisam investir em infraestrutura, informatização e logística das serventias, pois a cooperativa oferece boas condições de tomada de capital para investimentos. “Por causa das sobras, os cooperados que mais fizerem transações serão beneficiados. Quanto mais eles trabalham com a cooperativa, mais benefícios eles têm, como redução de juros e aumento de rendimentos”, explicou.

Para se tornar um associado, basta ser notário, registrador ou funcionário de cartório em Minas Gerais. Rainor ressalta que os servidores têm os mesmos direitos dos oficiais das serventias. “A cooperativa busca o lado social do funcionário. Às vezes, por exemplo, ele tem problemas de inadimplência que não são resolvidos pelos bancos. Na Coopnore, nós orientamos o servidor de como proceder para sanar a questão”, afirmou.

Interessados em fazer o pré-cadastro para participar da cooperativa podem entrar em contato com a Serjus-Anoreg/MG, pelo telefone (31) 3298-8410, ou diretamente com a Coopnore, pelo e-mail coopnore@coopnore.com.br. Em Belo Horizonte, a entidade será instalada na Rua da Bahia, 1.032, sala 703, Centro. O capital a ser integralizado na cooperativa pode ser feito por boleto bancário, parcelado em até dez vezes.

A Coopnore foi criada no Rio Grande Sul, em 2005, e posteriormente foi instalada em Santa Catarina. Hoje, a cooperativa conta com três agências e prepara-se para inaugurar a quarta, em Minas Gerais, além das futuras unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro. A Coopnore espera, com o apoio da Anoreg/BR, se expandir para todo o Brasil.

 
Fonte: Site do SERJUS-ANOREG/MG - 10/06/2015
 

< Voltar >       < Imprimir >