Acordo do ITI com El Salvador abrange certificação digital e ensino à distância

 

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) vai apoiar El Salvador na implantação de duas importantes ações tecnológicas do país. Uma delas trata da criação do marco legal para a implementação da certificação digital, visando promover um maior desenvolvimento econômico e social. O projeto ajudará a criar uma base sólida do conhecimento teórico e prático bem como formular e aplicar leis de comunicação e assinatura eletrônica já utilizadas no Brasil.

A outra medida será a qualificação em tecnologias livres, por meio da implantação de um projeto similar ao do Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento (CDTC), gerenciado pelo ITI. Esta política tem permitido a criação e o acesso a diversos cursos tecnológicos com foco na adoção e uso de softwares livres, tornando mais autônomo o processo de desenvolvimento, atualização e manutenção dos sistemas computacionais. Atualmente, o CDTC brasileiro conta com mais de 80 mil alunos inscritos em diversos cursos por meio do site www.cdtc.org.br.

Os dois projetos contam com a coordenação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e em ambos o ITI é a instituição executora do Brasil. Por parte de El Salvador, o ITIGES (Innovación Tecnológica em Informática del Gobierno de El Salvador) executará a criação do marco legal para a implementação da certificação digital, enquanto o Vice Ministério de Ciência e Tenologia do país ficará responsável pela qualificação em tecnologias livres.

Para o assessor da diretoria do ITI e coordenador do CDTC, Djalma Valois, a ampliação do CDTC na América Latina é um importante passo na consolidação do acesso ao conhecimento tecnológico. “Além de El Salvador, já temos um acordo com a Argentina. É importante salientar que nossos conteúdos serão traduzidos para os idiomas de cada país e que, gradualmente, eles terão o seu próprio CDTC”, conclui.

 

Fonte: Site da SERJUS-ANOREG/MG - 01/02/2011
 

< Voltar >       < Imprimir >