Apresentação destaca utilização de novas tecnologias no segmento registral

 

Belo Horizonte (MG) - O Congresso Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Conarci 2011) foi encerrado com a brilhante palestra do professor Alexandre Atheniense. Profundo conhecedor do Direito Eletrônico, o palestrante expôs aos congressistas os benefícios do uso da tecnologia a serviço dos registradores e notários do País.

Atheniense é advogado e coordenador da Pós Graduação em Direito de Informática da ESA OAB/SP. Durante sua explanação, o professor apresentou a atual realidade vivenciada pelos brasileiros e como o uso da tecnologia já faz parte do dia a dia da sociedade.  De acordo com o palestrante, os cartórios extrajudiciais podem e devem se adequar a este cenário.


Atheniense fala ao público sobre benefícios do uso da internet
 

O palestrante falou aos Oficiais sobre as diversas possibilidades de crescimento dos serviços cartorários que podem ser oferecidos com o uso dessas tecnologias. Entre seus exemplos, está a utilização do atendimento à distância. Ele salientou que já existe uma necessidade latente para que os serviços também sejam oferecidos online, mas ressaltou as dificuldades encontradas principalmente no interior dos Estados.

“A primeira atitude que o Oficial deve tomar é providenciar uma internet banda larga. Isso é essencial para a prestação do serviço com qualidade e sem riscos. Isso não deve ser enxergado como uma despesa, mas sim como possibilidade de receita”, comentou Atheniense.

Em seguida Atheniense ressaltou a certificação digital e sua importância no atual cenário jurídico. De acordo com Atheniense, a certificação digital é uma tecnologia que oferece autenticidade, confiabilidade e integridade às informações eletrônicas.

“Essas três características são exigidas por lei para que os documentos sejam gerados eletronicamente e tenham validade. Este é o futuro do Direito e os senhores como profissionais do direito devem seguir na mesma direção”, declarou o palestrante.

Image
Paulo Risso agradece a presença do professor no Conarci 2011

Atheniense chamou a atenção dos congressistas para a necessidade de acompanharem essas mudanças. “A tendência é que em breve o mundo digital faça parte do dia a dia de toda a sociedade e os senhores devem acompanhar este processo”, completou o professor. Ao final da palestra o presidente da Arpen Brasil, Paulo Risso, cumprimentou o professor e agradeceu a sua presença.

 

Fonte: Site do RECIVIL - 24/02/2011
 

< Voltar >       < Imprimir >