Brasil emitiu mais de 2 milhões de certificados digitais em 2011

 

Somente em 2011, as autoridades certificadoras brasileiras emitiram quase 2,4 milhões de certificados digitais no Brasil. Os dados foram apresentados por Renato Martini, diretor presidente do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), durante o Seminário sobre Segurança da Informação, realizado pela Febraban, nesta quarta-feira, 23/05, em São Paulo.

O ITI é o órgão responsável por fiscalizar e auditar as autoridades certificadoras digitais, e seu principal executivo aproveitou o evento da Febraban para fazer um balanço dos dez anos de atividades da ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas), completados no final do ano passado.

Martini fez questão de ressaltar que, neste período, o ICP avançou tanto em termos tecnológicos, como de abrangência de atuação. "Do lado tecnológico, as entidades certificadoras contam hoje com chaves de 4096 bits e os usuários finais têm chaves de 2048 bits. Foi um grande avanço", disse.

Sobre os números da ICP-Brasil, Martini lembrou que ela conta, atualmente, com 42 entidades certificadoras, 650 autoridades de registro, 184 autoridades de registro (CNPJ), 1.119 instalações técnicas físicas, 2.040 instalações técnicas lógicas, seis unidades de auditoria interna e sete auditorias independentes.

"Há dez anos, a ICP-Brasil contava com apenas dez autoridades certificadoras", lembrou Martini, para quem o crescimento - são 42 hoje - acompanhou o surgimento de novas aplicações no Brasil. O mesmo vale para as autoridades de registro credenciadas, que eram 12 há dez anos, contra as atuais 650.

Martini lembrou ainda que, atualmente, 358 municípios contam com instalações técnicas. "As instalações acompanham o desenho econômico social brasileiro, por isso se concentram mais no Sul e no Sudeste", afirma. Ainda assim, o executivo afirma que o uso de certificados vem crescendo, e deve crescer ainda mais nos próximos anos.

"Em 2011 o Brasil emitiu quase 2,4 milhões de certificados digitais. Somente em março deste ano, foram 182 mil", disse, lembrando que os maiores emissores são a Serasa (27%), a CertiSign (25%) e o Serpro (15%).

 

Fonte: Site da SERJUS-ANOREG/MG - 04/06/2012
 

< Voltar >       < Imprimir >