Cartórios estão em 2° lugar nas instituições mais confiáveis do país

 

Os cartórios estão em segundo lugar na confiança dos seus usuários na comparação com outras instituições do país, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisas Datafolha.

 

Os correios e os cartórios receberam as melhores avaliações, com médias 8,2 e 8,1, respectivamente, no quesito "confiança e credibilidade" em comparação com outras instituições como a imprensa, empresas, igrejas, Ministério Público, polícia, Poder Judiciário, prefeituras, empresas públicas, Governo e Congresso Nacional. Este último teve a pior avaliação, registrando uma média de apenas 3,8.

 

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 28 de agosto de 2009, e entrevistou 1010 pessoas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba, além do Distrito Federal.

 

A pesquisa também mostrou que os titulares responsáveis pelos cartórios tiveram boa avaliação no quesito "Confiança/credibilidade nos profissionais" em comparação com outros profissionais. Eles ficaram em quarto lugar, com média de 7,5, ficando atrás somente dos bombeiros, professores e médicos.
 

Para o presidente do Recivil, os números mostram que as pessoas estão percebendo o verdadeiro trabalho exercido pelos cartórios, desmistificando a ideia de que são apenas "carimbadores". "A pesquisa mostra que os serviços dos cartórios são vistos como muito importantes e que os serviços e atendimento melhoraram nos últimos anos. Isto é muito importante, pois podemos ver que já não existe tanto aquela ideia de que somos apenas "carimbadores", afirmou Paulo Risso.
 

Em relação à satisfação com aspectos dos serviços de cartórios, a pesquisa realizada pela Datafolha mostrou que, de modo geral, os cartórios são muito bem avaliados, sobretudo no que se refere a honestidade, competência, seriedade, confiabilidade e credibilidade, no entanto, faltam traços de modernidade. Tecnologia, inovação, agilidade e visão de futuro são aspectos a ser trabalhados.
 

Os resultados da pesquisa estão sendo divulgados através de campanha publicitária institucional dos cartórios e dos websites das entidades do setor. Uma apresentação completa dos resultados da pesquisa será apresentada durante o XI Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, a ser realizado no Rio de Janeiro, de 15 a 18 de novembro.

Veja o relatório compacto dos resultados da pesquisa.
*


*
Este arquivo está no formato PDF, é necessário o programa Acrobat Reader para visualizá-lo, caso não tenha este programa clique aqui para baixá-lo(tamanho do programa 16 MB).

 

Fonte: Site do RECIVIL - 30/10/2009 
 

< Voltar >       < Imprimir >