Homem que nasceu sem braços é chefe de cartório no norte de Minas e exemplo de superação

 

Ele dirige, escova os dentes e autentica documentos sem precisar de ajuda. 

Clique aqui e veja a matéria.  

Sebastião Mendes é o homem mais conhecido de Glaucilândia, cidade do norte de Minas com cerca de 3.500 habitantes, também conhecida como "Cidade Sorriso". 

Uma alteração nos genes de Mendes responsáveis pela formação dos braços fez com que ele nascesse com uma deficiência física. Diferente de seus dez irmãos, ele não tem nenhum dos dois braços e apenas um dedo saindo do ombro esquerdo. 

De acordo com Mendes, por muitos anos a deficiência o impediu de viver normalmente, fazendo atividades como estudar, brincar e jogar futebol. 

— Tudo que eu ia tentar fazer, falavam que não podia. Aí minha mãe olhava para mim e dizia: você pode! 

Aos 21 anos, Sebastião Mendes aprendeu a ir ao banheiro sozinho. Apaixonado por livros, ele se formou em direito e, há cerca de dois anos, passou em um concurso público e assumiu o cartório da cidade. 

Atualmente, Mendes desenvolve todas as suas atividades diárias sozinho. Ele toma banho e se alimenta com o auxílio do dedo esquerdo, e dirige, escova os dentes e assina documentos com os pés. 

Sebastião Mendes é casado e é pai de João Gabriel, de dois anos. Ele se emociona ao contar sua história. 

— Para chegar até aqui, só eu e minha família sabemos o quanto foi difícil. Mas agora o choro é só de alegria, de satisfação.

 

Fonte: Site da SERJUS-ANOREG/MG - 04/07/2013
 

< Voltar >       < Imprimir >