TJMG realiza sorteio para serventias

 

A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou ontem, 2 de março, reunião pública para desempate, mediante sorteio, dos serviços de notas e de registro vagos que possuem a mesma data de vacância e criação, tendo sido observados os avisos nº 5, 9 e 10, publicados pela Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais.

O 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça e superintendente da Ejef, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, abriu os trabalhos e apresentou os membros da Comissão Examinadora, assim constituída: desembargador Wagner Wilson Ferreira, presidente e examinador de Direito Civil; juiz Manoel dos Reis Morais, examinador de Direito Constitucional e Direito Administrativo; juíza Yeda Monteiro Athias, examinadora de Direito Processual Civil; Luiz Carlos Telles Castro, examinador de Direito Penal e Direito Processual Penal e representante do Ministério Público; Rita de Cássia Menossi Rodrigues, examinadora de Direito Comercial e membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O desembargador Joaquim Herculano destacou o art. 16 da Lei 8.935, de 18 de novembro de 1994, e o item 2.1.2 do edital previstos pela Resolução nº 81, de 9 de junho de 2009, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), determinando que, dentre os serviços de notas e de registros vagos, dois terços devem ser preenchidos por meio de concurso de provimento e o outro terço deve ser submetido a concurso de remoção.

O magistrado citou o item 2.1.3 do edital, também previsto na mesma Resolução do CNJ, recomendando que ocorra a realização de sorteio para desempate das serventias nos casos em que ambas as vacâncias tenham ocorrido na mesma data e em que for idêntica à data de criação.

Sorteio

Assumindo a direção da reunião, o desembargador Wagner Ferreira deu início ao sorteio para o desempate das serventias e comunicou que, posteriormente, será estabelecida a posição de cada serviço em lista a ser inserida no próximo edital de concurso para concessão de delegações dos serviços de notas e de registro do Estado de Minas Gerais. Segundo ele, assim, será possível verificar aqueles que irão a concurso de provimento e aqueles que irão a concurso de remoção, pois a cada dois serviços que integrarão a lista de provimento um integrará a de remoção.

O desembargador explicou que os serviços empatados, submetidos ao sorteio, são aqueles que estão destacados, conforme se vê na publicação do Diário do Judiciário eletrônico (DJe) do dia 24 de fevereiro e no telão exposto no local.

O sorteio foi feito por blocos de empate e cada serviço foi identificado pelo código que possui no Conselho Nacional de Justiça, denominado CNS.

O diretor-executivo de Desenvolvimento de Pessoas, Paulo Eduardo Figueiredo e Silva, e a gerente de Recrutamento, Seleção e Formação Inicial, Mariângela de Paula Mazoco Leão, comandaram o sorteio, auxiliados por dois voluntários da plateia, Paulo Afonso Dias Silveira e Lorena Barbosa de Oliveira Silva, que retiravam as bolinhas numeradas de dentro de uma sacola de pano, conferiam o número e passavam para Paulo Eduardo anunciar o código e a respectiva serventia sorteada, mediante lista que mantinha em mãos e que era exibida no telão para comprovação dos presentes.

 

Fonte: Site da SERJUS-ANOREG/MG - 04/03/2011
 

< Voltar >       < Imprimir >