TJMG - Candidatos escolhem serventias

 

Na sequência das etapas do Concurso Público de Ingresso para Delegação dos Serviços de Tabelionato e de Registro do Estado de Minas Gerais (Edital nº 01/2007), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), promoveu na última quarta-feira, 27/04, a Segunda Reunião Pública para o preenchimento dos 147 serviços, não escolhidos na 1ª reunião, de 9 de novembro de 2010.

Presidida pelo 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Herculano Rodrigues, a mesa da reunião contou ainda com a participação dos membros da Comissão Examinadora desembargador José Antônio Braga, da 9ª Câmara Cível, desembargadora Heloísa Combat, da 4ª Câmara Cível, e Antônio Daniel de Oliveira, representante do Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais. Estavam presentes a diretora-executiva de Ejef em exercício, Anna Sofia Maciel e a gerente de Formação Inicial, Mariângela Leão.

Participaram 240 candidatos com inscrições deferidas que podiam escolher os serviços constantes do Anexo I do Edital, exceto aqueles escolhidos na 1ª Reunião Pública e também o Ofício do Registro Civil de Pessoas Naturais de Lontra, considerado provido pelo CNJ.

O desembargador Herculano Rodrigues esclareceu detalhes, como por exemplo, o caráter definitivo da escolha e a eliminação do certame do candidato ausente que não estivesse representado por procurador. Ele também explicou que a reunião estava sendo gravada.

Cada candidato recebeu uma pasta com cópia do Anexo I do Edital 01/2007 e o termo de escolha/desistência. Ao ser convocado para comparecer ao palco, por ordem de classificação, ele informava no microfone o nome e código da serventia escolhida e entregava o termo de escolha/desistência. Em seguida, dirigia-se a uma mesa lateral para assinar a lista de escolha, formalizando a sua opção.

Os candidatos acompanhavam os serviços disponíveis pelo telão.

Após a homologação do concurso, a comissão examinadora comunicará o ato ao presidente do Tribunal de Justiça, que por sua vez, notificará o governador do Estado, a quem caberá a outorga da delegação.

Expectativas

Antonino Nogueira Pires, de Itanhomi, optou pelo Cartório de Registro Civil das pessoas naturais da cidade de Gonzaga, comarca de Virginópolis. Ele já atuava como oficial de cartório designado em distrito da comarca de Itanhomi. Entra suas expectativas, está a de oferecer os serviços à comunidade, motivando as pessoas a buscarem o cartório para realização dos atos necessários.

Conterrâneo e colega de Antonino Pires, Paulo González Poletto de Araújo exerceu, há mais de 10 anos, a função de escrevente substituto em cartório da comarca de Itanhomi. A escolha de Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais do Distrito de São Francisco do Jataí, comarca de Itanhomi foi motivada pelo fato de ser filho da região e conhecido do público. Exercer a nova função com competência, dentro das normas da lei, é uma de suas metas. Na oportunidade, Paulo Gonzáles elogiou a organização e a transparência com que o concurso foi conduzido, superando as suas expectativas.

 

Fonte: Site da SERJUS-ANOREG/MG - 03/05/2011
 

< Voltar >       < Imprimir >