IRTDPJ/BR: Cartórios de Registro Civil de Pessoas Jurídicas são capacitados para o deferimento eletrônico do CNPJ

O Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil (IRTDPJ Brasil), entidade de representação máxima dos cartórios dessas especialidades, assumiu o compromisso de realizar no prazo de 30 dias uma maratona de cursos online para o uso da plataforma que permite o deferimento do CNPJ de forma eletrônica, ágil e segura. O ciclo de aulas se encerra na primeira semana de abril.

“Em breve, todos os cartórios de Registro Civil de Pessoas Jurídicas do Brasil estarão conectados à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, a Redesim. Dessa forma, podem expedir de forma eletrônica o CNPJ, o que contribui para a redução do tempo para a abertura de sociedades civis. Os cartórios estão fazendo a sua parte para a desburocratização dos serviços”, explica o presidente do IRTDPJ Brasil, Rainey Marinho.

A Redesim é um sistema integrado, lançado pelo governo federal, que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário. A conexão dos cartórios do Registro Civil de Pessoas Jurídicas à Redesim vem favorecer especialmente o registro das sociedades simples e demais naturezas registradas em cartório.

Para tanto, basta estar cadastrado à central eletrônica RTDPJBrasil (www.rtdbrasil.org.br), plataforma de serviços eletrônicos compartilhados que integra 1.736 cartórios de 2.108 comarcas brasileiras.

A central nacional está em operação desde 2012 e já deferiu 8,7 mil inscrições de CNPJ. Também realizou mais de 21 mil alterações e cerca de 4 mil baixas na inscrição de Pessoas Jurídicas.


Fonte: Site do SERJUS-ANOREG/MG - 29/03/2019

 

< Voltar >       < Imprimir >